Poá já conta com Plano Diretor do Turismo 
TURISMO 27-04-2018 - 20:09
   
 

Plano Diretor é um documento que foi elaborado para dar um novo norte para o desenvolvimento turístico da cidade

Foi publicada hoje (27) a lei Nº 4.009/2018, que dispõe sobre as normas relativas ao Plano Diretor do Turismo de Poá. O documento também foi aprovado pela Câmara de Vereadores e atendendo a Lei Complementar Estadual 1.261, de 29 de abril de 2015, o secretário de Turismo de Poá, Luiz Antonio Soares de Oliveira, o Tonho de Calmon, já levou o plano para Secretaria de Estado do Turismo atendendo a exigência.

"A assinatura deste documento é um grande marco para história da cidade. Com a conclusão do Plano Diretor de Turismo avançamos muito neste setor, que futuramente será uma forma de conquistarmos mais recursos para cidade e principalmente gerar renda, apontando as diretrizes para promoção do desenvolvimento econômico e social do setor em Poá", comentou Tonho de Calmon, que esteve hoje (27) com a atual secretária estadual de Turismo, Nanci Cortazzo Mendes Galuzio. O assessor Lauriston Roberto Ferreira Barros também acompanhou a agenda.

O Plano Diretor do Turismo é um documento que reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística no município e tem por objetivo estabelecer diretrizes para a condução do setor na cidade, de forma compartilhada, respeitando a competência de cada órgão e entidade para a qualificação como destino turístico.

Para elaboração do Plano Diretor do Turismo diversas etapas foram superadas, entre elas foi realizado o Inventário Municipal do Turismo, nos moldes do INVTUR do Ministério do Turismo; oficinas participativas com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo); Georreferenciamento e Geoprocessamento Turístico; Diagnóstico Turístico; entrega de relatório parcial; planos de Gestão Ambiental e de Obras e anteprojetos de Arquitetura e Engenharia; cronograma físico/financeiro do Plano de Desenvolvimento do Turismo; minuta da Lei de criação do Plano Diretor do Turismo; plenária participativa com o COMTUR; audiência pública; e aprovação na Câmara de Vereadores.

De acordo com o Plano Diretor do Turismo, os atrativos turísticos de Poá estão agrupados em categorias, sendo existentes os naturais, culturais, religiosos, de turismo social e de turismo de pesca. “São diversos locais, entre eles Fonte Áurea, Fonte Primavera, Chácara Florestan Fernandes, Casa da Estação, Casa do Artesão Agnei Pires Barbosa, Espaço Cultural Opereta, Obelisco, Gruta Santa Helena, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Museu Padre Eustáquio, Capela Santo Antônio, Reino da Garotada, Aldeias Infantis SOS Brasil, Batuíra Serviço Social, os pesqueiros Roda Viva e Estância, entre muitos outros”, acrescentou Tonho de Calmon.


 
 
 
 
Pesquise em nosso Acervo
 
Leia também
  Conselho do Turismo discute ações para impulsionar setor
Foi realizada na manhã de hoje (25), na Secretaria de Turismo, a reunião ordinária do Conselho Munic
 
  Prefeitura de Poá inicia elaboração do Plano Diretor de Turismo
O prefeito de Poá, Gian Lopes, assinou na tarde de hoje (3) o termo contratual para contratação de e
 
  ONU declara 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável
A Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas, declarou 2017 como o Ano Internac
 
Publicidade
 
Em cima da Hora
  Veja fatos que marcaram os dois anos do governo Temer
O presidente Michel Temer reúne nesta terça-feira (15), no Palácio do Planalto, a equipe ministerial
 
  IPEV fará palestra sobre Primeiros Socorros no Lar
Segundo nos informou o pastor da igreja local Cesar Alexandre, que para ele a igreja tem o papel não
 
  Dia D acontece neste sábado em Guararema
A campanha de vacinação contra Influenza A (H1N1) e Febre Amarela seguem em Guararema. No próximo sá
 

 

© 2016 JE - Jornal Evangélico - O Jornal Evangélico é uma publicação Interdenominacional.
Todos os direitos reservados.